REGULAMENTO TROFÉU AGROLEITE 2025

1. TROFÉU

1.1 O Troféu Agroleite é uma iniciativa da Castrolanda – Cooperativa Agroindustrial para a cadeia produtiva do leite, como forma de reconhecimento e valorização da contribuição de empresas, personalidades e produtores em todas as etapas de produção, desde as atividades desenvolvidas da porteira para dentro, até aquelas voltadas ao consumidor final.

1.2 O Prêmio é concedido anualmente, durante o Agroleite, com o objetivo de homenagear e incentivar os melhores desempenhos e práticas do setor.

1.3 O Prêmio é entregue na forma de troféu, peça assinada pela marca Castrolanda e Agroleite, além de espaço para menção do segmento e respectivo laureado.

1.4 O Troféu destaca em sua base o símbolo internacional do cooperativismo dentro de um círculo maior que representa a eternidade e o permanente e dinâmico movimento da vida. A haste é uma corrente de bronze que simboliza os elos da cadeia do leite, ligados entre si, demonstrando a necessidade da inter-relação dos diversos setores para maior competitividade. No topo a logomarca do Troféu Agroleite em metal fundido com a imagem do leite sendo despejada em um copo ensejando fonte de vida, qualidade e energia.

1.5 O Comitê Organizador do Troféu Agroleite é formado pelo Gerente do Agroleite e Expo Center da Cooperativa Castrolanda, pela Supervisora de Comunicação e Marketing da Cooperativa Castrolanda, pela Supervisora de Auditoria e Riscos da Cooperativa Castrolanda, pelo Desenvolvedor Sênior da Cooperativa Castrolanda, ou quais pessoas/cargos que venham a substituí-los.

2. CATEGORIAS

2.1 A premiação será composta por 16 categorias:

  1. Genética: melhor empresa do segmento de genética e soluções de reprodução para a pecuária leiteira;
  2. Nutrição: melhor empresa do segmento de nutrição para a pecuária de leite com soluções voltadas a produtividade e lucratividade da atividade;
  3. Saúde Animal: melhor empresa farmacêutica de produtos veterinários, sejam vacinas, soluções e serviços integrados para monitoramento da saúde dos animais;
  4. Bem-estar: melhor empresa com soluções específicas que impactem diretamente a qualidade de vida dos animais nas propriedades;
  5. Sementes: melhor empresa com soluções de sementes com tecnologia, inovação e produtividade voltada para a pecuária leiteira;
  6. Ordenha: melhor empresa com soluções de ordenha que proporcionam segurança, conforto e tecnologias que proporcionem as melhores condições para os animais;
  7. Refrigeração: melhor empresa com soluções de refrigeração para manter as propriedades nutricionais do leite e entregar o melhor produto aos laticínios;
  8. Tratores: melhor empresa do segmento de tratores com soluções tecnológicas voltadas a proporcionar conforto e facilidade para o produtor no campo;
  9. Implementos agrícolas: melhor empresa do segmento de implementos agrícolas, com soluções que otimizam e aperfeiçoam processos, contribuindo para a melhoria da eficiência, da precisão e do rendimento na produção agrícola voltada a pecuária leiteira;
  10. Fazenda Referência: melhor desempenho e performance da propriedade, fazenda, chácara, sítio e/ou condomínio na pecuária leiteira;
  11. Agente Financeiro: melhor instituição financeira e/ou cooperativa de crédito na liberação de crédito;
  12. Laticínio: melhor empresa na industrialização e processamento de alimentos e bebidas lácteas;
  13. Associação de Produtor: melhor associação de apoio, promoção, desenvolvimento e valorização dos produtores de leite;
  14. Embalagens: melhor empresa fabricante de embalagens para alimentos lácteos;
  15. Pesquisa e Desenvolvimento: melhor instituição, entidade, empresa de pesquisa, assistência técnica agropecuária e/ou pesquisador que fomenta a atividade leiteira e/ou agricultura familiar;
  16. Mídia: meio de comunicação que contribui com informação, divulgação e promoção das iniciativas e trabalhos da pecuária leiteira.

2.2 Categoria indicada pela Castrolanda:

2.2.1 A Castrolanda, como organizadora do prêmio, reserva-se ao direito de conceder, não necessariamente a cada ano, o prêmio de Agroleite Honorário. O reconhecimento será entregue a uma personalidade, associação e/ou empresa pelo desempenho cujo esforço reflete a sua contribuição para a cadeia leiteira. Essa categoria não passa pelas etapas de indicação e votação.

3. PROCESSO DE VOTAÇÃO

3.1 O processo de votação para definição dos finalistas e vencedores das 19 categorias envolve três fases distintas: a primeira (1ª) é a fase de indicações, a segunda (2ª) é a fase de votação popular, e a terceira (3ª) é a fase de classificação do resultado.

3.1.1 INDICAÇÕES

3.1.1.1 Os nomes das empresas ou personalidades que irão para a segunda fase, a do voto popular, serão indicados por uma comissão, formada por 30 representantes da Cooperativa Castrolanda e por entidades convidadas ligados a cadeia do leite.

3.1.1.2 Irão integrar a comissão de indicação representando a Cooperativa Castrolanda:

  • Os sete (7) membros do Conselho de Administração da Cooperativa Castrolanda;
  • O Diretor Executivo da Cooperativa Castrolanda;
  • O Superintendente das Indústrias Lácteas da Cooperativa Castrolanda;
  • O Gerente Executivo da área de Negócios Leite da Castrolanda;
  • Os seis (6) membros do Comitê de Bovinocultores da Cooperativa Castrolanda, mais os dois (2) Jovens Cooperativistas que compõe o Comitê.

3.1.1.3 Serão convidados para compor a comissão de indicação os representantes das seguintes associações ou entidades:

  • Associação Brasileira de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa;
  • Associação de Criadores de Gado Jersey do Brasil;
  • Associação Brasileira dos Produtores de Leite;
  • Associação Brasileira dos Criadores de Girolando;
  • Embrapa Gado de Leite;
  • Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA);
  • Movimento Beba Mais Leite;
  • Frente Parlamentar Agropecuária;
  • Frente Parlamentar de Apoio ao Produtor de Leite;
  • Ocepar;
  • Fundação ABC;
  • Pool Leite.

3.1.1.4 Cada membro da comissão irá indicar três nomes por categoria de forma ranqueada: 1º, 2º e 3º lugar conforme sua visão. Essa indicação do ranking irá compor a classificação dos finalistas.

3.1.1.5 Antes de ir para votação popular a lista de indicados será conferida pelo Comitê Organizador para certificação de que os nomes atendem as condições previstas em regulamento e suas atividades condizem com a descrição das categorias. Cabe ao Comitê Organizador o direito de retirar qualquer um dos finalistas indicados pelas comissões, caso entenda que o indicado não atende os critérios das categorias do Prêmio.

3.1.1.6 O período de indicações da comissão iniciará em 21 de abril de 2025 e encerrará em 05 de maio de 2025.

3.1.2 VOTAÇÃO POPULAR

3.1.2.1 Em cada categoria irão para votação popular, de forma objetiva, o nome de no máximo 15 (quinze) indicados pela comissão e no mínimo 3 (três), ou seja, o número de opções entre uma categoria e outra poderá variar.

3.1.2.2 Caso a categoria tenha apenas três indicados, eles já serão finalistas da categoria, mas irão para votação popular da mesma forma.

3.1.2.3 Na etapa de votação popular cada pessoa votante poderá escolher apenas uma alternativa por categoria dentre os indicados. Não será obrigatório o voto em todas as categorias.

3.1.2.4 O período de votação popular será entre os dias 15 de maio de 2025 a 15 de junho de 2025. A partir de 16 de junho o Comitê Organizador inicia o processo de classificação dos resultados.

3.1.2.5 As votações serão feitas através do Aplicativo Meu Agroleite, disponível nas lojas Google Play e APP Store. Para registrar o voto será necessário incluir o nome, CPF, ler e aceitar os termos do Regulamento, resolver o Captcha, votar nas categorias que são de interesse e confirmar votação ao final da página.

3.1.2.6 Será permitido apenas um voto por dispositivo celular.

3.1.2.7 A Castrolanda reserva o direito de invalidar os votos caso encontre eventuais fraudes. Essa prática pode acarretar na invalidação de todos os votos, bem como a EXCLUSÃO da empresa/personalidade votada desta edição do Troféu Agroleite.

3.1.3 CLASSIFICAÇÃO DO RESULTADO

3.1.3.1 Na classificação do resultado a fase de indicações terá peso de 65% e a fase de votação popular terá peso de 35%.

3.1.3.2 A primeira etapa de classificação irá considerar os rankings que cada empresa obteve na fase de indicações para a categoria que está sendo avaliada. A contabilização desta fase ocorrerá da seguinte forma:

  • Serão atribuídos três (3) pontos para as classificações de 1º lugar, dois (2) pontos para as de 2º lugar, e um (1) ponto para as de 3º lugar.
  • Mediante o número de pontos conquistados na primeira etapa, será gerada uma classificação que pode ir do 1º ao 15º lugar. Para o 1º lugar será novamente atribuída pontuação de 150 pontos, para o segundo 140 pontos, e assim sucessivamente.
  • A pontuação obtida será multiplicada por 0,65 e ao final do processo somada com a pontuação da fase de votação popular.

3.1.3.3 A segunda etapa irá considerar o número de votos obtidos na votação popular na categoria que estiver sendo avaliada. A contabilização seguirá da seguinte forma:

  • O mais votado irá figurar em 1º lugar e receberá 150 pontos, o segundo 140 pontos, e assim sucessivamente.
  • A pontuação será multiplicada por 0,35 e somada a pontuação final obtida na fase de indicações.

3.1.3.4 Nas etapas de indicações e de votação popular, caso haja empate, as empresas/personalidades irão receber a mesma pontuação, ou seja, se numa mesma categoria duas empresas obtiverem o mesmo número de votos em votação popular, e esta for a segunda melhor votação, as duas irão receber 140 pontos.

4. FINALISTAS

4.1 Os três finalistas de cada categoria serão as empresas/personalidades que obtiverem as três melhores notas após a soma da pontuação obtida na fase de indicações e fase de votação popular.

4.2 Os finalistas serão anunciados pelo Comitê Organizador nas mídias sociais e site do Agroleite na data de 01 de julho de 2025.

4.3 Os nomes das empresas e/ou personalidades são divulgados por ordem alfabética.

5. VENCEDORES

5.1 O vencedor de cada categoria será aquele que obtiver a melhor nota após soma da pontuação obtida na fase de indicações e fase de votação popular.

5.2 Os vencedores de cada categoria só serão conhecidos em Cerimônia Especial e exclusiva para convidados a ser realizada no Memorial da Imigração Holandesa- Moinho Castrolanda, na noite da quarta-feira, dia 06 de agosto de 2025.

5.2.1 A cerimônia do Troféu Agroleite faz parte da programação oficial do Agroleite 2025.

5.2.2 Em cada categoria são mencionados os três finalistas e o vencedor da categoria é convidado para vir ao palco com a oportunidade de agradecer e ressaltar a importância da conquista.

5.2.3 Após a entrega de todos os troféus os vencedores são convidados para uma foto oficial no palco Troféu Agroleite.

5.3 Para participar da cerimônia é necessário ter recebido o convite e confirmar as presenças para o evento conforme orientação da organização do Agroleite.

5.4 Cada categoria vencedora tem direito a cinco (5) ingressos para a cerimônia.

5.4.1 Caso uma mesma empresa seja finalista em mais de uma categoria, serão concedidos apenas cinco (5) convites.

5.5 Em caso de ausência o Troféu é entregue para o vencedor numa oportunidade no mês seguinte. Essa entrega é de responsabilidade do Comitê Organizador do Troféu Agroleite.

5.6 O Troféu Agroleite é isento de qualquer custo de participação e/ou mesmo relação com qualquer veículo de comunicação.

6. CONSIDERAÇÕES FINAIS

6.1 A empresa e/ou personalidade, a qualquer tempo, poderá ser desclassificada se for comprovada tentativa de fraude no processo de votação. Casos omissos neste Regulamento serão resolvidos pelo Comitê Organizador do Troféu Agroleite, acima designado.